"Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá" Salmos 37:5
Postado em 19/08/2014
Estabilização da moeda permitiu avanços sociais nos últimos anos, diz Hauly

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) foi à tribuna da Câmara nesta terça-feira (1º) para celebrar os 20 anos do Plano Real, destacar as mudanças efetivas promovidas por ele na vida dos brasileiros e lembrar a ofensiva petista contra uma das maiores conquistas da população, a estabilidade da moeda.

“Fernando Henrique Cardoso tem um papel extraordinário nesse processo ao lado de Itamar Franco”, afirmou. “O real foi a consagração do plano de estabilização econômica, o plano dos pobres, o plano dos trabalhadores, que mais se beneficiaram ao longo desses 20 anos.”

Segundo o parlamentar, o programa foi um “divisor de águas no Brasil”. “O mais bem-sucedido e engenhoso programa de estabilização derrubou a inflação anual de 2.477% em 1993 para 22,4% em 1995. Esse é o retrato do Plano Real”, disse. “A força e o alcance das medidas e conceitos implementados foram tão grandes que hoje, passados 20 anos, ainda colhemos seus frutos”, acrescentou.

Por isso, salientou Hauly, é importante que a população esteja atenta para que os fundamentos da iniciativa não sejam abandonados. “O Plano Real chega a um momento dramático de sua vida. A sociedade não pode esquecer que a inflação prejudica, sobretudo, os mais pobres, os trabalhadores”, declarou.  “Os avanços sociais dos últimos anos só foram possíveis com o Plano Real.”

O tucano lembrou que a instituição do programa econômico foi combatida impiedosamente pelo PT. “Relembro que Lula, enquanto presidente do PT, e seus seguidores saíram pelos quatro cantos do Brasil criticando e acusando o real como plano eleitoreiro. Era um discurso típico de quem não tinha bandeira e apostava no quanto pior melhor”, recordou Hauly. “Depois descobrimos que nem plano econômico eles tinham. O grande erro do PT foi contrapor-se ao Plano Real”, acrescentou.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola)

NOME:
E-MAIL:
Cadastre seu e-mail para receber novidades.